Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/e/5c/46/seaembu1/public_html/topo.php on line 292

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/e/5c/46/seaembu1/public_html/topo.php on line 306

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/e/5c/46/seaembu1/public_html/topo.php on line 306
Embu, 23 de Abril de 2017   
Beats By Dre Sale Barbour Sale UK air max tn pas cher







Agenda das Reuniões do Conselho Gestor da APA e do COMAM




Homem em Sintonia com a Terra
21/02/2007

Educadoras da SEAE visitam Sítio em Amparo (SP) para conhecer de perto a Agroecologia e a Permacultura
 
Educadoras da Sociedade Ecologia Amigos de Embu (SEAE) estiveram em Amparo (SP), no dia 3 de fevereiro, fazendo uma visita técnica no Sítio Duas Cachoeiras para aprender como funcionam os sistemas de Agroecologia e de Permacultura. O objetivo do grupo foi trazer idéias inovadoras e criativas para os desafios da cidade de Embu das Artes (SP) e também aplicar os novos conhecimentos nas atividades de Educação Ambiental.
 
A PERMACULTURA, criada na década de 1970 pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, significa agricultura permanente e envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes dos ecossistemas. A idéia básica é integrar plantas, animais, construções e pessoas em um ambiente produtivo, estético e harmônico, de forma sustentável. Assim, a Permacultura é muito mais do que uma agricultura ecológica ou orgânica, pois ela engloba vários setores do conhecimento humano, é um sistema holístico!
 
Segundo Guaracy Diniz, professor do Sítio Duas Cacheiras (SDC), para o sistema de Permacultura ser sustentável é preciso muito planejamento, ter uma visão geral da área e uma grande diversidade de produtos. O SDC produz mel e derivados, plantas medicinais aromáticas e condimentos, lã de ovelhas e oficina de tear, agricultura orgânica, etc. Tudo em harmonia com a natureza, respeitando seus ciclos. A energia do Sítio provém de uma pequena hidrelétrica construída no riacho que passa pelo local. O esgoto doméstico é tratado de forma natural, em tanques, utilizando-se plantas e sistemas de filtragem.
 
No SDC nada se perde, a compostagem é uma prática diária que retorna ao solo todos os resíduos orgânicos. Esse é um ótimo exemplo que pode ser facilmente colocado em prática em inúmeras residências da região de Embu, aliviando o Aterro Sanitário da cidade. Hoje mais de 50% do resíduo sólido domiciliar produzido pelos brasileiros é composto de matéria orgânica (CEMPRE, 2004). Vale se apropriar da idéia e retornar o resíduo orgânico para a terra de forma ecológica.
 
A produção agroecológica ou orgânica (aquela realizada de forma natural, sem agrotóxicos e adubos químicos) vem crescendo no mundo aceleradamente a uma taxa de 20 a 30% ao ano. Estima-se que cerca de 20 bilhões de dólares movimentam esse comércio no mundo. O mais importante é que os sistemas agroecológicos têm demonstrado que é possível produzir propiciando a renovação natural do solo, a reciclagem de nutrientes, utilizando racionalmente os recursos naturais e mantendo a biodiversidade, que é importantíssima para a formação do solo.
 
A equipe da SEAE pôde perceber a riqueza do processo de Permacultura e Agroecologia que demandam amplos conhecimentos e muita experimentação, mas o mais importante foi perceber que é possível mudar... mudar de atitude, buscar alternativas, viver de uma forma mais simples com equilíbrio e respeito ao meio ambiente.
 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Indaia Emília
Jornalista e educadora
(11) 4781.1124 - (11) 9502.0918
indaiaemilia@indaiaemilia.com.br